7 Cuidados Com a Saúde Que Você Deve Ter no Verão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Daqui a algumas semanas, especificamente no dia 21 de dezembro (terça-feira), começa o verão no Brasil. E como em toda estação do ano, existem alguns cuidados com a saúde que você deve ter…

Quer saber quais são eles? Então não deixe acompanhar o artigo até o final!

Principais cuidados com a saúde no verão

1. Hidratação

Os meses de verão – dezembro a março – costumam ser de muito calor, com temperaturas elevadas na casa dos 30/35 graus.

Por isso, o primeiro e um dos principais cuidados com a saúde que você deve ter, é manter-se hidratado, ou seja, beber bastante água todos os dias.

Segundo especialistas em saúde, o ideal é que adultos bebam, pelo menos, dois litros de água por dia – variando para mais, caso façam atividades físicas intensas e que exigem muito esforço (o mesmo vale para quem costuma suar muito).

Portanto, de segunda a segunda, beba bastante água, seja no bebedouro da sua casa, no purificador de água do seu trabalho ou em qualquer outro lugar.

O importante é manter a ingestão de líquidos em dia – e estamos falando aqui sobre água, sucos naturais, chás e água de coco, ok? Nada de exagerar em bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados.

2. Protetor solar

Temperaturas elevadas, muito sol, raios ultravioletas… não há pele saudável que aguente.

Portanto, outro cuidado importante que você deve ter com a sua saúde durante o verão, é utilizar protetor solar (de maneira generosa, sem economizar).

Além disso, é importante passá-lo não apenas uma vez ao dia, mas a cada duas/três horas. 

Não deixe de reaplicá-lo, ok? Ainda mais se você estiver exposto ao sol entre 12h e 16h, pois nesse período os raios solares costumam ser mais fortes.

3. Alimentação

Durante o verão, é comum sentirmos menos fome. Porém, quando falamos em cuidados com a saúde, é fundamental comer de maneira correta.

Ou seja, comer de três em três horas, fazer todas as refeições (café, almoço e jantar) e comer alimentos nutritivos, que sejam, de fato, saudáveis.

Portanto, no verão (e em qualquer estação do ano), cuide da sua alimentação, de modo a ingerir alimentos saudáveis em sua rotina e que não possuem muito sal, açúcar, gorduras e frituras. 

Você não vai querer sobrecarregar o seu sistema digestivo e causar transtornos gastrointestinais, além de problemas de saúde, certo?

Além disso, tenha cuidado com comidas de rua (evite-as) e com frutas cítricas como limão e abacaxi, pois ao entrarem em contato com a pele e o sol, podem causar manchas ou até mesmo queimaduras.

Então, se você tiver contato com uma dessas frutas cítricas, procure lavar bem a área que teve contato com o sumo, para não ter maiores problemas depois.

4. Olhos

Em dias ensolarados e de muito calor, é de suma importância ter alguns cuidados com os olhos, como por exemplo, utilizar um óculos escuro e um colírio para mantê-los sempre bem limpos e lubrificados.

Além disso, evite ficar coçando os olhos e colocando as mãos neles sem necessidade.

Ninguém merece ficar com os olhos irritados, ardendo, ou ainda, pegar conjuntivite, não é verdade?

5. Roupas, peças e acessórios

Outra dica para você aproveitar o verão de forma mais saudável, com qualidade e disposição, é escolher roupas, peças e acessórios adequados no seu dia a dia.

E para isso, dê preferência a roupas/peças mais leves e frescas, como shorts, bermudas, camisas e vestidos, com cores claras, tons pastéis e materiais naturais, como linho e algodão.

Evite tecidos sintéticos como poliéster, além de roupas e peças escuras, pois elas absorvem mais calor.

6. Ambientes arejados

Por conta do calor e dos dias mais ensolarados, grande parte das pessoas sonha com uma praia, uma piscina e lugares mais fresquinhos… porém, como sabemos, nem sempre isso é possível.

E se você estiver em sua casa, no trabalho ou qualquer outro ambiente durante os dias de temperaturas mais elevadas, é essencial que você os mantenha sempre bem abertos e arejados.

Então, abra as portas e janelas, deixe a luz entrar e o ar circular. Dessa forma, você cuidará melhor da sua saúde e evitará que os ambientes fiquem muito abafados e quentes.

E caso queira utilizar um ventilador e/ou um ar-condicionado para aliviar as altas temperaturas, não deixe de limpá-lo antes e de verificar se está funcionando de maneira adequada.

7. Fungos

Para finalizar as nossas dicas sobre cuidados com a saúde no verão, nós precisamos falar sobre um assunto não muito agradável: os fungos.

Isso porque, ficar com sungas, biquínis e roupas molhadas durante muito tempo, contribui para o desenvolvimento e a proliferação de fungos – organismos que podem causar micoses, candidíase, entre outros problemas.

Por isso, é essencial que durante o verão você não fique muito tempo molhado e com peças/roupas molhadas. Tenha atenção a umidade e se seque bem sempre, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *