9 Dicas para você se recuperar do Jet lag

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Terminou de fazer uma viagem e está se sentindo extremamente cansado(a)? Você já ouviu falar em jet lag?

Jet lag são os efeitos que sentimos quando passamos muitas horas dentro de um avião em diferentes fusos.

Portanto, diante do jet lag, o tempo de recuperação às vezes pode ser muito longo.

Felizmente, existem truques para se recuperar mais rapidamente do jet lag. Neste artigo, falaremos sobre as principais dicas para limitar os efeitos em seu corpo.

Durante uma viagem ao exterior, todo mundo passa pelo famoso jet lag. Portanto, continue lendo e descubra como se recuperar de uma viagem de forma mais rápida!

Entendendo o jet lag

Antes de seguir com as dicas para se recuperar do jet lag, é importante conhecer a causa.

O corpo humano vive o ritmo do seu relógio interno, que se baseia na alternância do dia e da noite. Mas quando se viaja para o exterior, o corpo pode ser interrompido por um fuso horário incomum e pelo próprio jet lag.

Será necessário, então, algum tempo para sincronizar com esse novo ritmo de alternância entre as fases diurna e noturna. Em algumas pessoas mais sensíveis, esse jet lag pode causar problemas mentais e físicos. Os principais efeitos são insônia, fadiga aumentada, dores de cabeça ou dores musculares e articulares.

Por esse e outros motivos, é importante que você sempre saia de casa com o seu seguro viagem. Entenda seus benefícios!

Confira a seguir 9 dicas para se recuperar de uma viagem!

#1. Limite o jet lag preparando-se antes de sair: é a melhor forma para se recuperar de uma viagem quando ela terminar

A primeira dica para se recuperar mais rapidamente do jet lag é se preparar antes de sair. O objetivo é se adaptar à mudança futura antes mesmo de pisar no exterior.

Para isso, pode ser interessante mudar seus horários de sono em uma ou duas horas. Para uma viagem ao continente americano, é melhor começar o dia mais tarde e dormir mais tarde.

Por outro lado, você terá que acordar mais cedo e ir para a cama mais cedo para uma viagem à Ásia. Se não for possível adotar esse novo hábito, é importante não atrasar no sono antes da partida, pois isso tornará ainda mais complicada a adaptação ao novo fuso horário.

Finalmente, pode ser necessário comer antes de embarcar no avião, a fim de dormir um pouco durante a viagem e, assim, chegar mais descansado.

#2. E o que fazer durante o voo?

Durante o voo, há também uma dica simples para reduzir o jet lag: descanso. O objetivo é descansar o máximo de tempo para reduzir o efeito do jet lag.

Durante um dia de voo, basta uma soneca. Para um voo noturno, o melhor é dormir durante à noite toda. Por isso, é importante pensar em levar uma máscara para os olhos, um travesseiro e tampões para os ouvidos (em voos internacionais, geralmente as companhias dão esses itens).

Quanto à refeição, é melhor comer antes de sair. A bordo, você pode fazer um lanche leve no início do voo ou na chegada.

#3. Expor-se à luz solar para se recuperar do jet lag

Depois de chegar ao seu destino, é importante sincronizar com a hora local. Para fazer isso, você deve ficar acordado até a hora de dormir, mesmo que isso seja difícil.

Você também deve saber que a luz natural tem efeitos positivos no jet lag. Portanto, é aconselhável tomar um banho de sol muito cedo durante a viagem para seguir o ritmo local caso você esteja indo para o Oriente.

Por outro lado, o ideal é que você se exponha à luz solar durante à tarde enquanto viaja pelo continente americano para adiar a hora de dormir.

#4. Recupere-se de um jet lag ao retornar

Quando você volta de viagem, há outras formas para se recuperar do jet lag mais rapidamente. O ideal é ter pelo menos dois dias de descanso antes de retornar ao trabalho para encontrar o ritmo de volta.

Ao retornar de uma viagem ao Oriente, é aconselhável não praticar esportes e não ser exposto à luz pela manhã. O objetivo é não despertar o organismo cedo demais.

Por outro lado, você deve estar exposto ao sol o mais rápido possível e praticar alguns esportes de volta de uma viagem para o Ocidente.

Após um dia de trabalho, a fadiga física e intelectual estará muito presente no seu corpo, podendo até afetar sua noite ou seus dias de descanso.

Esse cansaço, sem uma boa recuperação, pode afetar sua produtividade e desempenho. Portanto, é essencial estabelecer intervalos regulares durante e no final do seu dia.

Se for necessário ir ao médico, é importante que você faça a contratação de um seguro viagem, que proporcione a cobertura para despesas médicas.

#5. Hidrate a sua pele para se recuperar de uma viagem

A água é antes de tudo a fonte de hidratação mais importante do corpo. Serve como lubrificante para as articulações e os olhos e permite a atividade neurológica do cérebro, bem como a eliminação de toxinas responsáveis, entre outras coisas, pela fadiga.

Portanto, hidrate-se mais para se recuperar de uma viagem!

Ao longo do dia, perdemos água de diferentes formas: urina, suor, respiração; e as perdas são ainda maiores durante a atividade física. Por isso, é essencial beber bastante água, pelo menos dois litros por dia.

#6. Respire

Respirar é a melhor forma de recuperação do corpo. Muitas vezes nos sentimos cansados no final do dia porque não recebemos respiramos oxigênio suficiente. Você tem separado um tempo para observar sua respiração durante o dia?

Nós tendemos a respirar no peito, e essa respiração ineficiente que nos permite encher apenas 30% de nossos pulmões pode causar um acúmulo de toxinas e limitar a oxigenação das células.

Para se recuperar melhor, o ideal é favorecer a respiração do tipo abdominal. Essa respiração proporciona relaxamento profundo e tonifica o corpo.

Para fazer isso, sente-se confortavelmente em uma cadeira ou levante-se, comece exalando pela boca como se estivesse soprando a chama de uma vela, depois inspire pelo nariz e mande o ar para o abdômen (a barriga incha).

Sendo assim, faça esse exercício por vários ciclos, com o objetivo de prolongar a respiração e ter uma expiração mais longa do que a inspiração.

#7. Alongamento

O alongamento mobilizará as articulações e aumentará a circulação sanguínea para promover a eliminação de resíduos. Eles permitirão um retorno ao equilíbrio, e assim você poderá se recuperar de uma viagem rapidamente.

Se você passar a maior parte do seu dia sentado (a) e meios de transporte, por exemplo, pode esticar as costas. Sentando confortavelmente em sua cadeira, com as costas retas, inspire, levante os braços verticalmente, dedos entrelaçados, segurando o ar, estique as costas para cima e solte por expiração.

Ao inspirar, estique os braços para a frente enquanto cruza os dedos; ao expirar, rode as costas inteiras empurrando os braços para a frente.

#8. Faça alguns exercícios para se recuperar de uma viagem

Fazer atividades físicas e esportivas quando estiver cansado, com dores nas pernas ou nas costas pode parecer contraditório. No entanto, se você fizer da forma correta, a prática de atividade físicas após o dia de viagem pode ser uma fonte de relaxamento e prazer, graças aos hormônios do bem-estar que ela libera.

Para a fadiga física, ioga, ginástica leve, natação ou até caminhadas podem ajudar a harmonizar seu corpo e proporcionar-lhe bem-estar. Relaxar, fazer intervalos regulares, fazer uma dieta equilibrada e dormir bem também são necessários para uma boa recuperação.

#9. Elimine a tensão muscular após o voo

Não foi possível encontrar uma posição confortável em um avião lotado? Quando você dorme pouco ou mal, os músculos ficam tensos.

Além de uma massagem simples, que você pode fazer em um massagista na cidade de destino, você deve estender todas as articulações: pescoço, pelve, coluna vertebral. Nenhuma tensão resiste às mãos de um especialista. Quando você voltar, não hesite em marcar uma consulta com seu massagista favorito.

Ou, de preferência, tente fazer assim que chegar ao destino!

Com essas dicas, você pode ter certeza de que fará uma viagem mais tranquila e conseguirá se recuperar de uma viagem de forma bem mais rápida!

Por fim, não se esqueça de que para fazer uma viagem internacional, é imprescindível viajar com um seguro viagem.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.