Você conhece os efeitos colaterais de antidepressivos e remédios contra ansiedade?

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Efeitos secundários sexuais dos antidepressivos

Os efeitos colaterais sexuais estão entre as queixas mais comuns sobre antidepressivos e remédios contra ansiedade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

Tal como a depressão ocorre em ambos os sexos, os efeitos colaterais sexuais dos antidepressivos afetam tanto homens como mulheres. Compreender como estes medicamentos afetam a sua vida sexual pode ajudá-lo a gerir os efeitos secundários.

Quais os medicamentos que causam efeitos secundários sexuais?

Os efeitos colaterais sexuais estão ligados aos antidepressivos em geral, mas alguns tipos de medicamentos causam maiores problemas sexuais do que outros. Os seguintes antidepressivos são alegadamente os mais problemáticos:

  • citalopram (Celexa)
  • duloxetina (Cymbalta)
  • escitalopram (Lexapro)
  • paroxetina (Paxil e Paxil CR)
  • fluoxetina (Prozac)
  • sertralina (Zoloft)

Existe um risco ligeiramente reduzido de efeitos secundários sexuais com os medicamentos bupropion (Wellbutrin) e mirtazapina (Remeron). É importante compreender que qualquer antidepressivo pode causar problemas sexuais.

Porque é que os medicamentos antidepressivos causam efeitos secundários sexuais?

A maioria dos antidepressivos de prescrição fazem parte de uma família de medicamentos chamada Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS). Ao aumentar os níveis de serotonina no corpo, a pessoa que toma o medicamento experimenta uma sensação de calma e menos ansiedade.

No entanto, essa mesma sensação de calma e estabilidade pode diminuir a nosso libido. Impede que os hormônios que fazem com que os nossos corpos respondam ao sexo transmitam a sua mensagem ao nosso cérebro. Dito de forma simples, os antidepressivos podem diminuir o nosso desejo sexual. 

Os efeitos colaterais comuns nos homens incluem a diminuição da libido e a dificuldade em obter e manter uma ereção. Os homens que tomam antidepressivos também relatam um orgasmo travado ou bloqueado. Alguns medicamentos, como o Celexa, podem fazer com que a contagem de esperma de um homem caia para quase zero. Por isso, é necessário procurar um médico especialista em disfunção erétil

Efeitos colaterais sexuais em ambos os sexos

Tanto homens como mulheres experimentam frequentemente o seguinte, como resultado de antidepressivos:

  • aumento de peso
  • náusea
  • vertigens
  • sentimentos de morosidade

Cada pessoa reagirá a estes efeitos de forma diferente. Contudo, para muitas pessoas, estes efeitos emocionais e físicos adicionais podem tornar a ideia de sexo menos atraente.

O ganho de peso, em particular, pode levar a um sentimento de baixa autoestima, o que resulta na falta de desejo masculino. É importante descobrir se os seus antidepressivos são a causa direta da sua falta de desejo sexual ou se há outra questão em jogo. Por vezes, gerir o seu peso ou ajustar a sua rotina de exercício irá dar-lhe mais energia e desejo de sexo.

Ajuste a sua dosagem

Os antidepressivos podem afetar o seu desejo sexual em quase qualquer dose. No entanto, faz sentido que doses mais elevadas resultem num aumento do risco de efeitos secundários sexuais. Se sentir efeitos colaterais na sua rotina sexual, pergunte ao seu médico sobre a mudança para uma dose menor. Nunca ajuste a sua dose sem falar primeiro com o seu médico!

É importante notar que, se decidir tomar esta linha de ação, provavelmente precisará ser acompanhado de perto durante várias semanas ao mudar para uma dose menor. Em geral, os efeitos dos medicamentos tendem a tornar-se menos incómodos com o passar dos dias. Não deixe de tomar os seus antidepressivos por completo sem consultar primeiro o seu médico!

Reavalie a sua prescrição

Se a alteração da dosagem e do calendário da sua medicação não conseguir resolver os seus problemas sexuais, não desista. Poderá ter de considerar mudar para um outro tipo diferente de antidepressivo.

O seu médico pode sugerir um antidepressivo com menor probabilidade de causar efeitos secundários sexuais. Pode também acrescentar outro medicamento de prescrição para complementar o seu regime atual.

Os medicamentos para a disfunção eréctil podem ajudar os homens a manter uma ereção. Algumas mulheres beneficiam da adição da ajuda antidepressiva chamada bupropion ao seu regime medicamentoso.

Conversar com o seu parceiro

Para alguns indivíduos, a dificuldade de lidar com os efeitos secundários sexuais do uso de antidepressivos pode ser angustiante. Estes mesmos pacientes desistem frequentemente dos seus medicamentos na esperança de terem uma vida sexual melhor.

No entanto, é importante ter em mente que cada pessoa reagirá de forma diferente à medicação antidepressiva. A desabituação aos antidepressivos significa que os sintomas da sua depressão podem voltar.

Ao decidir sobre uma linha de ação, é essencial consultar o seu parceiro sexual. Trabalhar para uma solução que aborde a sua saúde mental, bem como as suas necessidades sexuais.

Os efeitos secundários sexuais dos antidepressivos é uma ocorrência extremamente comum, por isso não seja tímido em discutir soluções com o seu médico.

Procure ajuda médica!

Vale ressaltar: se você tem sentido algum destes sintomas, ou acredita que possa estar passando por isso, é importante marcar uma consulta com urologista online.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.