Teste rápido para COVID-19: tudo o que você precisa saber

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Apesar de ter se tornado uma das principais ferramentas para o diagnóstico da Covid-19, muitas pessoas ainda têm dúvidas relacionadas ao teste rápido. Entender o seu funcionamento e o momento ideal para realizá-lo, é fundamental para um resultado preciso.

Pensando nisso, a Brasil Emergências Médica irá esclarecer todas as dúvidas acerca do teste rápido para Covid-19, quando realizá-lo, quanto tempo para sair o resultado, valor e muito mais!

Precisando de uma empresa para fazer seu exame teste Covid-19?

clique no link abaixo e fale com um especialista

Clique aqui e fale com um atendente 

O que é o teste rápido para Covid-19?

O nome técnico para o teste rápido é imunocromatografia de fluxo lateral. Esse nome se dá pelo fato de o resultado acontecer de acordo com uma alteração de cor assim que o sangue colhido entra em contato com o reagente.

Como funciona o teste rápido?

O teste rápido para covid-19 constitui-se em uma caixa de plástico com um pequeno furo em que são pingadas algumas gotas de sangue. Após pingados, o sangue percorre por uma fita absorvente, direcionando-se até a área onde está fixado o reagente.

O teste avalia a presença de dois anticorpos, o IgM, que indica que a pessoa está ou esteve em contato com o vírus recentemente; e o IgG, que significa que a pessoa já esteve em contato com o vírus em algum momento no passado.

O reagente se caracteriza por ser uma substância que altera sua cor ao entrar em contato com o anticorpo, o que indica sua presença na amostra de avaliação. Se a pessoa desenvolver anticorpos contra o vírus Sars-CoV-2, irão aparecer duas faixas coloridas, o que indica um resultado positivo.

Caso não haja anticorpos no sangue, apenas uma faixa aparecerá, indicando um resultado negativo. Caso não apareça nenhuma lista, o teste falhou e deve ser feito novamente.

Alguns pontos positivos apresentados pelo teste rápido são:

  • Velocidade: é possível verificar o resultado em poucos minutos;
  • Praticidade: pode ser feito em qualquer lugar facilmente e não precisa de equipamentos laboratoriais;
  • Custo: mais barato que outros tipos de testes disponíveis no mercado.

Em quanto tempo sai o resultado do teste rápido?

Geralmente, o resultado do teste rápido sai em poucos minutos.

O teste de farmácia é confiável?

A confiabilidade do teste rápido de farmácia pode variar, podendo apresentar uma alta taxa de falso negativo. Isso porque eles possuem uma menor sensibilidade em relação aos outros.

É necessário fazer o teste rápido para viagem internacional?

A todo momento surgem atualizações acerca das normas vigentes para embarques internacionais, podendo variar de acordo com o local de destino. Em determinados países, a exigência do exame negativo a ser apresentado na hora do embarque esclarece que ele precisa ter sido feito em menos de 72 horas e o teste a ser feito é o exame de RT-PCR.

A preferência por este tipo de teste se dá pelo fato de ser considerado padrão-ouro e apresentar uma maior confiabilidade que os testes rápidos, seja ele para anticorpo ou antígeno.

O que significa se o teste rápido der negativo?

Caso o teste realizado seja o teste rápido para anticorpos, o resultado negativo indica que não há a presença de anticorpos no sangue, ou seja, que você não teve contato com o vírus recentemente. Entretanto, ainda não se sabe por quanto tempo o anticorpo pode permanecer no corpo após a infecção.

Já para o caso de teste rápido para antígeno, significa que não foram detectadas partículas do vírus, o que pode indicar que o indivíduo não tem COVID-1 ou está no estágio inicial da doença, com um número de partículas insuficientes para serem detectadas no teste.

Quais as limitações do teste rápido?

Todos os exames possuem as suas limitações, não sendo diferente para o teste rápido para Covid-19. Devido a possíveis intercorrências, como por exemplo, a pessoa não ter produzido os anticorpos contra o vírus mesmo após contaminada, a data em que o teste for feito e o fato dele poder apresentar resultado positivo para outros vírus (gerando, portanto, falso-positivos), os resultados devem ser interpretados com cuidado.

Teste rápido para antígeno

O teste rápido para antígeno da Covid-19 indica se a pessoa está com a infecção ativa. Entretanto, vale ressaltar que é sempre importante confirmar o resultado através de um exame de RT-PCR.

O teste rápido para antígeno, diferente do teste rápido para anticorpos, é realizado com a ajuda de um swab, instrumento utilizado para recolher amostras de saliva ou secreção nasal.

Em seguida, a amostra é diluída em um líquido específico e colocada em um aparelho de plástico. Caso seja identificada a presença do vírus, a fita muda de cor ou apresenta duas listras.

O mecanismo do teste rápido para antígeno do Covid-19 se baseia na detecção de partículas presentes no núcleo do capsídeo do vírus Sars-CoV-2 enquanto ela ainda está na fase ativa da doença.

Quem pode fazer esse tipo de teste?

Caso tenha interesse em realizar o teste rápido para Covid-19, é possível solicitá-lo na rede privada em laboratórios ou através do SUS.

Após quantos dias de sintomas pode fazer o teste rápido?

O momento ideal para realizar o teste rápido de COVID-19 irá depender do tipo de teste a ser feito:

  • Teste rápido de anticorpo (sangue): esse tipo de teste é indicado para indivíduos com sintomas da doença há mais de 8 dias, pessoas que tiveram algum contato com outras pessoas que testaram, pessoas que tenham interesse em saber se já tiveram COVID-19 no passado ou para aquelas pessoas querem saber se ainda possuem anticorpos para a doença;
  • Teste rápido de antígeno (nasal): é indicado para pessoas que apresentam os sintomas há pelo menos 2 dias;
  • Teste rápido de antígeno (oral): é ideal realizá-lo em pessoas que estejam com sintomas da COVID-19, entre o 1º e o 7º dia de suspeita da doença.

Brasil Emergências Médicas

A Brasil Emergências Médicas é uma empresa especializada no serviço de ambulância particular. Com mais de 15 anos de experiência, estamos localizados na cidade de Curitiba, mas atendemos em todo Brasil.

Caso tenha qualquer dúvida acerca do teste rápido para Covid-19, entre em contato conosco pelo WhatsApp (41) 99909-2580 ou e-mail disponível no site.

Leia mais: